8 chás para combater a retenção de líquidos
há muito que sei que para combater a retenção de líquidos temos de consumir entre 1.5 lt de água/dia, diminuir o consumo de sal (usando, por exemplo, ervas aromáticas para temperar as refeições) e praticar alguma atividade física (que podem ser simples caminhadas, o objetivo é movimentar o corpo). mas o meu problema persiste: bebo água e incho – o liquido apega-se ao meu corpo apaixonadamente não querendo larga-lo!
pensei que este verão, já que tinha deixado de tomar contracetivos hormonais as coisas seriam melhores, mas não. veio o calor e a situação agravou-se, as minhas pernas incham, os meus pés duplicam. uma das decisões que tomei quando decidi engravidar, por causa deste problema da retenção de líquidos, é que teria de ter um final de gravides no inverno/primavera, é impensável para mim estar gravidíssima no verão!
já que a água por si só não me ajuda na libertação dos líquidos estive a pesquisar chás. por uma questão de custos optei por investigar e comprar os chás em vez de comprar “receitas” já prontas ou drenantes preparados (pelo menos nesta primeira investida )
estes são os 8 chás top para a retenção de líquidos:
.chá de cavalinha (desaconselhado durante a gravidez)
.chá verde
.barba de milho
.dente de leão
.urtiga
.erva-doce/funcho (desaconselhada na gravidez quando se fizer suplemento de ferro)
.casca de maça
.hibisco
vou nesta primeira fase experimentar o chá verde (porque conheço e gosto), cavalinha (porque parece ser dos mais eficazes e aproveitando que ainda não estou grávida) e o hibisco (é termogénico).
o chá verde tenho em saquetas, o cavalinha e o hibisco tenho em folha. pelo que lí no caso destes chás em folha a proporção são duas colheres de sopa para um litro de água a ferver (deixando repousar 5m).
objetivo 1lt de chá dia + 1lt de água.
diz-se que: não custa e até sabe bem ao final do dia por as perninhas ao alto