quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê
livros
ontem foi assinalado o dia da leitura em voz alta, espero que tenham aceite o desafio. e, como em todas as coisas que nos acrescentam, não deixem esta prática só para um dia por ano, incorporem-na na vossa rotina literária (nem que seja na leitura de um jornal ou deste modesto blog ;) ).
nesta fase da minha vida o meu interesse pela leitura infantil está no seu auge. encontrei um curso gratuito online de leitura para bebés, que embora dirigido a educador@s é muito interessante e inspirador para pais. são 9 vídeos enriquecidos por material complementar.
existem algumas sugestões que nos ajudam a fazer melhores leituras para @s noss@s pequen@s. uma delas é a interação entre o adulto e a crianças, a academia de pediatria americana sugere que "enquanto se lê para a criança parar, para que olhe as imagens, perguntar o que vê nas imagens e falar da relação da imagem com a história; usar vozes divertidas e sons de animais, sem medo de exagerar, ajuda a criança a ficar entusiasmada com a história."
o tom de voz que damos as palavras é muito importantes para que a criança comece a compreender e a distinguir emoções. o espaço/contexto de leitura é também muito importante pois "quando realizada em um ambiente tranquilo, a leitura induz o desenvolvimento de partes importante do cérebro do bebê e o acalma ao reconhecer o timbre e a cadência da voz."
a pg adora livros. para ela é um brinquedo que gosta de manusear e explorar. desde que se senta sozinha (6 meses) que gosta de os manusear (olhando para eles facilmente se percebe o uso que ela lhes dá).
nesta fase os livros devem conter imagens de fácil compreensão e pouco texto. o facto de permitirem interação são um plus para a pequena.
comprei dois livros com abas da panini books (penso que no continente), foram uma aposta ganha! são grossos (resistentes) e fáceis de manusear (a pg consegue abrir com facilidade as abas e explorar a imagem – há livros onde até eu me vejo aflita para abrir as abas!). ela adora!
deixo aqui a partilha de um dos livros – ela fez questão de ajudar: "vamos aprender as cores"
também temos o "vamos aprender os animais"
“quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê." - monteiro lobato