meditação
sri chinmoy
comecei a fazer um curso de meditação.
meu objetivo: desenvolver a minha capacidade de concentração e esvaziar a mente.
coisas aparentemente simples mas verdadeiramente difíceis.
o curso é composto por 8 sessões de 1h30m cada. já fiz 4 e … ainda não consigo focar a mente por mais de 1 minuto. assim que dou conta já lá estou com qualquer coisa no pensamento. lá uma coisa não sou: cabeça oca!
pensei que seria mais fácil a aplicação das técnicas, que são bastante simples, mas insuficientes para me manter focada.
uma aula para mim é mais ou menos assim:
.exercícios de respiração: terrível, assim que tomo consciência da minha respiração fico com dificuldades em respirar!
.canto de mantras: até doí a minha falta de musicalidade … já para não falar de que cantar em sânscrito é para mim, como tentar imitar o som de uma ave qualquer de uma savana africana (não percebendo o que digo e nem sabendo ao certo se faço a correta entoação).
- conseguir alinhar a respiração com a entoação dos mantras uma missão impossível! –
mesmo com todas a minhas dificuldades e lutas para tentar “atinar”, cada sessão permite-me efetivamente ter um momento só para mim, em que pela exigência dos exercícios abstraio-me das questões do dia-a-dia, só por isto já é positivo (na última sessão relaxei tanto que a luta interna foi por não adormecer!)
não sei se após a conclusão do curso seguirei ou não uma prática de meditação. esta é exigente quanto a regularidade e rotinas (todos os dias, à mesma hora – preferencialmente às 6h da manhã e, sempre que possível, no mesmo local)… e eu tenho algumas dificuldades no que toca a rotinas :/
considero muito valiosa a participação neste curso, pois para além da aprendizagem das técnicas em si, tenho aprendido imenso sobre a filosofia da meditação, em geral, e sobre a filosofia do mestre sri chinmoy, em particular.
imagem retirada daqui