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mami

viver | amar | sentir | pensar | lutar | conquistar | desafiar | refletir | descobrir | experimentar | partilhar | aprender | acreditar | sonhar * ser mãe sem me perder de mim *

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vêm aí as férias...e agora?!

não sou o ser mais organizado do mundo, mas no que diz respeito a férias costumo ser atinada.

este ano, entre a azafama e as mudanças, cheguei a esta altura sem ter nada marcado e sejamos honestos, para quem tem férias em agosto, não preparar com antecedência é sujeitar-se a preços elevados ou ao que ninguém quer. estratégia para melhorar este cenário? vou para onde poucos querem ir.

portugal, e ainda bem, está na moda. a sua costa é muito procurada, muitos alojamentos já estão esgotados e os preços em alta. portanto, escolhi o interior alentejano.

ao iniciar a minha pesquisa verifiquei que há imensas herdades e locais mágicos no interior alentejano. apaixonada pela enologia há um sem fim de locais por onde me posso perder. mas não me posso esticar nos alojamentos dos produtores que nesta belo mês de agosto são também bastante dispendiosos.

bem a intenção é pegar no carro e percorrer alguns pontos da região (o simplex fica com urticária se passar muito tempo no mesmo local), experimentaremos assim vários locais e alojamentos. 

começaremos o nosso itinerário na praia de melides (grândola), um pouco de areia e mar antes de nos entranharmos no interior alentejano. depois da praia...o relaxante descanso em beringel (entre ferreira do alentejo e beja), no monte da diabroria , alojamento de 1 noite com pequeno almoço por 65€ - fabuloso em pleno agosto  

 Monte da Diabroria

 

 Monte da Diabroria - relax viw

 diz-se que: o relax das férias e o calor do verão favorecem a conceção

tea time - 8 chás contra a retenção de líquidos

há muito que sei que para combater a retenção de líquidos temos de consumir entre 1.5 lt de água/dia, diminuir o consumo de sal (usando, por exemplo, ervas aromáticas para temperar as refeições) e praticar alguma atividade física (que podem ser simples caminhadas, o objetivo é movimentar o corpo). mas o meu problema persiste: bebo água e incho – o liquido apega-se ao meu corpo apaixonadamente não querendo larga-lo! 

pensei que este verão, já que tinha deixado de tomar contracetivos hormonais as coisas seriam melhores, mas não. veio o calor e a situação agravou-se, as minhas pernas incham, os meus pés duplicam. uma das decisões que tomei quando decidi engravidar, por causa deste problema da retenção de líquidos, é que teria de ter um final de gravides no inverno/primavera, é impensável para mim estar gravidíssima no verão!

já que a água por si só não me ajuda na libertação dos líquidos estive a pesquisar chás. por uma questão de custos optei por investigar e comprar os chás em vez de comprar “receitas” já prontas ou drenantes preparados (pelo menos nesta primeira investida )

 

estes são os 8 chás top para a retenção de líquidos:tea-party-1001654_1280.jpg

.chá de cavalinha (desaconselhado durante a gravidez) 

.chá verde

.barba de milho

.dente de leão  

.urtiga

.erva-doce/funcho (desaconselhada na gravidez quando se fizer suplemento de ferro)

.casca de maça

.hibisco

 

vou nesta primeira fase experimentar o chá verde (porque conheço e gosto), cavalinha (porque parece ser dos mais eficazes e aproveitando que ainda não estou grávida) e o hibisco (é termogénico).

o chá verde tenho em saquetas, o cavalinha e o hibisco tenho em folha. pelo que lí no caso destes chás em folha a proporção são duas colheres de sopa para um litro de água a ferver (deixando repousar 5m).

 

objetivo 1lt de chá dia + 1lt de água.

 

diz-se que: não custa e até sabe bem ao final do dia por as perninhas ao alto 

 

verão...ação!

ontem, no dia mais longo do ano, chegou o verão - dizem que foi às 23h34m. para além da precisão na chegada da nova estação, agrada-me que as condições meteorológicas efetivamente façam jus à mesma. quentinho tão bom e há tanto desejado. não me recordo de estar a meados de junho sem ainda ter posto o pezinho no mar e vamos assumir, neste contexto, sabe mesmo bem "atirar a toalha ao chão" :)

numa aura de boa disposição sob o brilhar do sol, deparo-me com um artigo da visão intitulado "os próximos meses são os ideias para fazer bebés, diz a ciência". ora bem, mais um motivo para sorrir. heart-583895_1280.jpg

admiro-me, ainda, quando coisas óbvias me despertam a atenção. quando acabei de ler o artigo só pensei: óbvio! no entanto é agora um 'óbvio' cientificamente provado!

tod@s sabemos que no verão estamos mais predispostos 'ao amor' :D 

os dias mais longos, o calor, as férias, a flexibilidade de horários, os corpos "mais" despidos, os finais da tarde na esplanada, as hormonas saltitantes...todos os ingredientes para assegurar bons treinos concecionais!

o que o estudo vem agora revelar é que efetivamente o "semém está mais ativo" (questiono se não será pelo próprio "sexo" estar mais ativo - ou seja, mais = melhor). seja como for, temos mais uma desculpa (como se dela necessitássemos) para intensificar os treinos nos meses de julho e agosto! (quem resiste ao sabor a mar na pele, a um pôr-do-sol, ou à energia que nos despertam as festas de verão?! ;) )

 

alimentação na gravidez – lacticínios

cow-151018_1280.gif

sabemos que o cálcio é um mineral essencial à grávida e ao desenvolvimento do bebé (dentes e ossos). os lacticínios são uma excelente fonte deste mineral, devemos integrar na nossa alimentação leite e derivados - 3 porções diárias (leite, iogurte e/ou queijo).

o bebé necessita de cálcio para a sua formação, se a mãe não o fornecer através da alimentação, o bebé irá busca-lo às reservas da mãe (sendo prejudicial para ambos, pois debilita a mãe e o bebé não absorve as quantidades necessárias).

“suguei” o cálcio da minha mãe que hoje tem imensos problemas (de dentição e osteoporose); eu tive sempre uma frágil dentição (verificada sobretudo nos dentes de leite e nos morales) pela pouca quantidade de cálcio captada na gestação.

 

sou uma cheese lover, adoro leite frio nos cereais (integrais claro ;) ) e os iogurtes são versáteis e um ótimo e saudável companheiro quando a fome aperta (o iogurte possui bactérias saudáveis que evitam o desenvolvimento de microorganismos nocivos; são excelentes para o controlo da flora intestinal contribuindo para o seu bom funcionamento).

opto sempre pelas versões magras (exceto no queijo que adoro todos e é impossível resistir aos mais gordos)

como o munda não é perfeito, na gravidez devemos evitar: queijo, leite ou iogurte não pasteurizados, incluindo queijos de pasta mole (brie, camembert, queijos azuis).

de modo a potenciar a absorção do cálcio dos alimentos é conveniente que alimentos ricos em cálcio não sejam consumidos conjuntamente com alimentos ricos em ferro.

 

diz-se que: os lacticínios (preferencialmente orgânicos) podem beneficiar a ovulação e aumentar as probabilidades de gravidez

alimentação na gravidez – os cereais

o top dos cereais graças ao seu elevado valor nutricional é a aveia. e fico feliz pois adoro!

ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a controlar o peso (graças às sua fibras solúveis que proporcionam maior saciedade e ajudam a manter ativo o intestino). rica em minerais: zinco, potássio, sódio, cálcio, selênio, fósforo, magnésio, manganésio e o ferro, essenciais à boa formação do bebê.

são aconselhadas 30 gramas ao dia - floco, farelo (o mais nutritivo) ou farinha (o menos nutritivo).

 

relativamente a toda a variedade de cereais o conselho é a opção pelos cereais integrais pelo seu valor nutricional e controlo de glicémia.

ficam aqui duas receitas simples, saudáveis e deliciosas :)

 

 

alimentação na gravidez – grãos

as leguminosas que se destacam pelo seu valor nutricional são o grão de bico e o feijão (quer antes, quer durante a gravidez).

 

grão de bico – rico em ácido fólico é uma fonte importante de minerais (cálcio, magnésio, fósforo, zinco, ferro e potássio), vitaminas (destacando as do complexo b) e fibras. para além de fortalecerem o sistema imunitário da grávida, contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebé.

 

feijão - contém antioxidantes, proteínas, carboidratos e é fonte de zinco, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas (principalmente do complexo b) e fibras (incluindo as solúveis que proporcionam uma maior sensação de saciedade). é um alimento nutricionalmente completo.

ervilhas e lentilhas são também boas apostas.

legumes-665788_1280.jpg

 

diz-se que: o zinco ao contribuir para a digestão das proteínas e reforçar o sistema imunitário, contribui para um corpo mais ativo e fértil :)

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